O retorno de Dudu ao time que o revelou não surtiu tanto efeito quanto era esperado e está bem próximo de seu fim, segundo informações do jornalista Samuel Venâncio, o jogador teve reunião com o Dono da SAF, Pedro Lourenço e com seu agente André Cury e parecem estar bem próximos de um acordo final para a rescisão contratual.
Dudu chegou ao Cruzeiro em janeiro após deixar o Palmeiras também com bastante polêmica nos bastidores e tendo rusgas com a direção do clube, principalmente a Presidente Leila Pereira. Ele havia assinado contrato válido até 2024 mas depois das últimas semanas sua permanência na Toca da Raposa se tornou insustentável, Dudu até havia sido reintegrado aos treinamentos por motivos judiciais, mas devido indisposição com o treinador Leonardo Jardim, o meia atacante deverá deixar o Cruzeiro nas próximas horas.
Para isso, o clube mineiro deverá pagar cerca de 15 milhões de reais ao jogador de 33 anos para ter sua rescisão amigável e evitar o pagamento de 60 milhões previstos em contrato. Sendo assim, Dudu estará livre para buscar um novo clube e segundo informações de vários portais, clubes como Grêmio e Botafogo podem ter interesse e abrir negociações nos próximos dias.
Na sua segunda passagem pela Toca da Raposa, Dudu somou apenas 2 gols marcados em 17 partidas, e além do rendimento técnico abaixo do esperado, o jogador entrou em discussão com o treinador português Leonardo Jardim após ser colocado na reserva por um desempenho aquém do esperado e chegou até a pedir demissão do treinador nos bastidores.